segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Costa, C. E.; Patsko, C. H.; Becker, R. M. (2007) Desempenho em FI com humanos

Esquemas de intervalo fixo (FI) são aqueles onde após a passagem de um período de tempo fixo a primeira resposta emitida será reforçada. Eu costumo exemplificar como aqueles freezers que possuem um time, depois de fechado você tem que esperar um tempo fixo, cerca de 60 segundos para abri-lo novamente, tentativas de abrir antes deste período nao ocasionam em freezer aberto. Sendo assim, respostas podem ser emitidas durante o intervalo mas somente após a passagem deste intervalo é que o reforço estará disponivel. A literatura apresenta dois padrões de desempenho, o scallop - consittuído de uma pausa pós o reforço e depois uma aceleração positiva no responder - ou o break and run - uma pausa pós reforço e mudança abrupta no responder. Veja a figura abaixo.


A questão é a diferença observada no desempenho de não-humanos e humanos. O padrão de respostas de não-humanos geralmente é de scallop (concha), já humanos observa-se desempenho mais variado. Isso para alguns pesquisadores é um problema, pois se humanos e não-humanos possuem padrões diferentes, então pesquisa com não-humanos não oferece possibilidade de generalização de leis que regem o comportamento de humanos. 
Algumas variáveis foram apontadas como controladoras dessas diferenças dentre elas respostas consumatórias. Não-humanos consomem o reforço logo após sua liberação, já humanos que recebiam pontos nao precisavam emitir nenhuma outra resposta, já que diferente dos não-humanos que precisam emitir o "comer" ou "beber", os humanos apenas observam os pontos serem adicionados a um contador. Uma tentativa de estabelecer uma resposta consumatória em humanos e exigir que o participante tenha que cliclar em um espaço da tela ou pressionar uma tecla para que o ponto seja creditado, caso nao o faça os pontos não são creditados ao contador.
Esse estudo de Costa e cols., investigou os efeitos da resposta consumatória e instruções no desempenho de humanos em FI.
Para isso foram realizados dois experimentos com diferentes grupos. No Exp. 1, havia um grupo sem a exigência de resposta consumátoria e outro com a exigência de resposta consumatória. Os dados deste estudo não indicaram efeito da exigência da resposta consumatória. No exp. 2 havia instruções mínimas para ambos os grupos e observou-se diferenças sobre os padrões dos participantes a depender do grupo, ou seja, um efeito da interação entre instrução e resposta consumatória.

Objetivo: Avaliar o efeito de resposta consumátoria e tipos de instrução sobre o padrão de respostas de humanos em esquemas FI.

VI: Resposta consumatória e instruções mínimas

VD: padrão de respostas 

Comentário: Estudos como este ajudam a entender que existem outras variáveis ( e quais são elas) que interagem com o padrão de resposta estabelecido, mas isso  significa que as diferenças observadas entre os padrões de humanos e não-humanos são frutos em geral de questões de procedimento. Afinal, não podemos privar humanos de alimento como fazemos com não-humanos, o que nos exige refinamentos no procedimento com humanos.

Nenhum comentário: